Por Jéfter Gabriel e Lucas Camurça – Fortaleza, CE
O Dia Internacional das Mulheres é uma data muito especial pra nós do IAPS, pois essa data traz consigo a representatividade e a força que as mulheres têm em todos os momentos da vida. Nesta quarta-feira (08/03), o Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS) recebeu a Camila Arraes – esposa do Deputado Federal André Figueiredo, o artista Wanderson Petrova e o cantor Paulo Roberto para comemorar esse dia tão significativo de uma maneira tão excepcional quanto, com brindes, sorteios, um almoço delicioso e uma banda pra lá de animada!
Em uma rápida conversa com a nossa presidente Simone Fernandes, pudemos entender um pouco do quanto esse dia é importante para ela e para a instituição.
Quando perguntamos qual a importância do Dia Internacional das Mulheres para ela e para o IAPS, a Simone respondeu que o interesse do IAPS é Vidas e, sobretudo, quando essas vidas são femininas. Enfatizou o empoderamento das mulheres e o carinho com o que tudo é feito quando se trata delas.
Em seguida, falamos um pouco sobre a gratificação que ela (a Simone) tem em fazer parte da mudança e da melhoria na vida dessas centenas de mulheres que são atendidas pelo IAPS. Ela nos contou que se sente muito feliz em fazer isso por mulheres tão vulneráveis como estas, e que fazer isso é ajudar não só elas, mas a família a qual elas fazem parte, e que como sendo também mulher é mais gratificante ainda.
Ela deixou ainda uma mensagem para todas as mulheres:
“Eu também como mulher que sou, portadora de sonhos, o recado que eu deixo para todas elas é buscar sempre e tentar ser feliz, porque a felicidade gera a alegria. E uma das coisas que mais me traz alegria é compartilhar momentos de felicidade com elas.”
Além dos brindes, das danças, da música ao vivo e dos sorteios, tivemos também a entrega dos certificados para as concludentes dos cursos de empreendedorismo, doceiro, pizzaiolo, cozinheiro e confeiteiro que foram coordenados pela nossa colaboradora Lucileuda Castro, graduada em pedagogia, assistência social (com CRESS ativo), pós-graduada em gestão e coordenação escolar.
Conversamos um pouco com ela a respeito dos cursos que são oferecidos para as mulheres da comunidade no IAPS.
Perguntamos primeiro como funcionam os projetos e ela nos disse que o projeto Qualificação Profissional Social de Mulheres no Setor Ocupacional Cozinha busca promover a qualificação social e profissional de 288 mulheres socioeconomicamente desfavorecidas, que demonstrem interesse de capacitar-se no setor de cozinha, tendo como finalidade a formação profissional, o fortalecimento da cidadania e o desenvolvimento local e sustentável, ampliando a capacidade de empregabilidade, bem como, a qualidade dos serviços prestados e a melhoria da renda e qualidade de vida do público beneficiário do projeto.
As ações foram desenvolvidas entre os meses de março de 2022 a outubro de 2022, executado no Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS), em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos(MMFDH). No período supracitado, capacitamos 317 mulheres para o mercado de trabalho formal e informal na área da gastronomia. Ele é um projeto exclusivo para mulheres.
Sobre a gratificação que ela sente em fazer parte dessa enorme mudança na vidas dessas mulheres, ela disse que por atender e auxiliar alunas com problemas psicológicos, com depressão, ansiedade e muitos outros empecilhos, ela se sente muito maravilhada em ver que essas mulheres saem daqui com uma nova oportunidade profissional e uma nova vontade de viver.
Lucileuda também quis deixar um recado para as mulheres, de incentivo e força:
“O meu desejo para as mulheres é que exista mais mercado de trabalho e que elas possam se profissionalizar e buscar realizar os seus sonhos.”
Quer mais? Clique aqui e confira todas as fotos e vídeos do evento.