CRC IAPS

Centro de Recondicionamento de Computadores



O CRC/IAPS – Fortaleza juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal realizará a gestão de resíduos de informática do município através do recebimento de equipamentos ociosos, defasados, recuperáveis, antieconômicos e irrecuperáveis de pessoas jurídica e física, órgãos públicos, firmados por meio de parcerias. O espaço se propõe a capacitar a população que vive em situação de vulnerabilidade social, em especial: jovens; mulheres; pessoas acima de 55 (cinquenta e cinco) anos, jovens que estão em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas.

E-LIXO

Lixo Eletrônico



O lixo eletrônico, ou o “e-lixo”, vem crescendo com o aumento das tecnologias. De acordo com o Programa para o Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (Pnuma), o mundo irá produzir cerca de 50 milhões de toneladas de resíduos em 2017. Porém, a estimativa de produção anual por parte da indústria eletrônica é de 41 milhões.

O Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo, tais como: monitores de computadores, telefones celulares e baterias, computadores, impressoras, televisores; tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados, visto que, possuem substâncias químicas que provocam contaminação do solo e da água, podendo também provocar doenças graves em pessoas que coletam em lixões, ruas e terrenos baldios. Esses números são alarmantes, sendo necessárias campanhas de conscientização de modo a alertar a população mundial da importância da separação desses e de outros tipos de lixo com o descarte correto.

OPORTUNIDADE

Cursos ofertados


curso-de-informatica-crc-iaps

Curso de Informática Básica

A informática está presente em quase todas das áreas no mercado formal e informal, inclusive oferecendo oportunidades para os que dominam o conhecimento básico. Possibilitamos através do curso um protagonismo profissional através do uso da tecnologia, formando crianças, jovens e adultos tornando-os capazes de reprogramar suas realidades e da comunidade em que estão inseridos.


manutencao-de-computadores-crc-iaps

Montagem e Manutenção de Computadores

O curso oferece oportunidade de garantir uma renda efetuando manutenção e instalação dos computadores. No decorrer do curso o aluno desenvolverá projetos práticos por meio de situações que envolvem estudos de casos, análises, soluções de problemas e incitação à pesquisa, simulando o dia-a-dia do profissional da área.


robotica-crc-iaps

Robótica Livre

Nesse curso, o aluno conhece conceitos e práticas de robótica aplicados a desafios relacionados à sustentabilidade, desenvolvendo raciocínio lógico e matemático, consciência ambiental e solucionando problemas de forma criativa, a partir da aplicação desses conhecimentos.


desenvolvimento-de-appl-crc-iaps

Curso básico de criação de aplicativos

O Curso Básico de projetos e aplicativos considera a tecnologia como ferramenta para transformação social. A partir da Gestão de Projetos será possível analisar questões sociais com a provocação de que cada um pode ser um agente de transformação.


tecnologia-exponenciais-crc-iaps

Curso Tecnologias Exponenciais

O curso se desdobra em quatro, apresenta como a inteligência artificial, a realidade virtual e aumentada e a internet das coisas estão muito perto de nós. Inspirado na abordagem do Design Thinking, você criará ideias e ações que podem ter impacto na comunidade local por meio de intervenções de pesquisa, iniciativas sociais e articulação política. O curso aumenta a possibilidade de fazer escolhas envolvendo tecnologias modernas.


excel-crc-iaps

Excel Avançado

Por ser uma das ferramentas mais utilizadas no mercado de trabalho, o curso busca preparar os alunos para construírem planilhas mais dinâmicas, gráficos para apresentação, cálculos, demonstrativos para gerenciamento, análise de dados e relatórios mais eficientes.


reparo-de-celulares-crc-iaps

Curso básico de manutenção de celulares

O curso irá preparar profissionais para manutenção e conserto de celular/smartphone em um formato rápido e prático no aprendizado. O aluno vai aprender a diagnosticar e sanar defeitos mecânicos, eletrônicos e substituir componentes defeituosos.


cftv-crc-iaps

Curso básico de CFTV – Circuito fechado de televisão

O curso tem por objetivo proporcionar aos participantes executar a instalação e manutenção de cabeamento, configuração de dispositivos, elaboração de croquis e projetos de CFTV, aplicando normas de segurança, qualidade e preservação ao meio ambiente no trabalho.


educacao-ambiental-crc-iaps

Oficinas de Educação Ambiental

Conscientizar as comunidades através da utilização de metodologia lúdica e construtivista – tais como jogos, brincadeiras e dinâmicas de grupo sobre os problemas do lixo e das possíveis soluções, principalmente o lixo eletrônico, de modo que o participante seja sensibilizado sobre a questão ambiental.


audiovisual-crc-iaps

Cursos de Audiovisual

O Curso Básico de audiovisual será oferecido buscando capacitar os participantes à aprendizagem da técnica e da linguagem cinematográfica através da teoria e do treinamento prático. No curso serão elaborados documentos de produção necessários para a realização do(s) filme(s), considerando limitações de produção, bem como o plano de filmagem, a partir dos roteiros selecionados.


criacao-de-jogos-crc-iaps

Curso de Criação de Jogos

Neste curso você irá criar jogos e irá entender como traalhar com com jogos 3D e 2D.