Por Jéfter Gabriel – Fortaleza, CE
O Rotary é uma rede global que existe há mais de 110 anos e trabalha para encontrar soluções e combater problemas reais de comunidades espalhadas pelo mundo todo.
Com mais de 46.000 clubes distribuídos pelo mundo, eles trabalham para promover a paz, combater doenças, apoiar a educação, proteger o meio ambiente, fornecer água limpa e saneamento e em outras várias áreas que dizem respeito às comunidades.
O Rotary, parceiro do IAPS (Instituto de Assistência e Proteção Social), fez uma ação durante a tarde desta quarta-feira (15) na instituição, distribuindo presentes para as crianças da comunidade.
De acordo com o Moésio Baltazar (Coordenador de Música do IAPS), este ano foram apadrinhadas 60 crianças.
“Eles estão durante o ano todo realizando várias ações, não só para a música, mas também, os ‘Rotarianos’… são muito solícitos sempre que nós precisamos… Já são 7 anos de parceria e, independentemente se está em um ano ruim ou em um ano bom, eles nunca nos deixaram na mão… Então em nome da criançada, em nome do IAPS, em nome dos pais e responsáveis também, posso dizer que estamos muito agradecidos e lisonjeados de termos grandes parceiros como o Rotary.”
Fala um pouco sobre a parceria com Rotary, como foi o começo dessa parceria?
— Certo. Eles já são parceiros há muito tempo. Quando a escola de música começou a fazer as primeiras apresentações, a primeira apresentação do coral ,inclusive, fora daqui do IAPS, foi para eles. Foi numa reunião que teve para o Rotary Planalto e, desde então, eles são nossos padrinhos. Eles são nossos padrinhos não só de coração, mas eles estão durante o ano todo realizando várias ações não só pra música mas também, os ‘Rotarianos’, que são pertencentes a esse núcleo, de acordo com a sua realidade pessoal, tem engenheiros, tem advogados, tem pessoas que atuam em várias áreas distintas que são muito solícitos quando nós precisamos dos seus auxílios profissionais.
E relacionado à música, todo ano a gente recebe um subsídio do Rotary que ajuda muito a custear a nossas obrigações, nossas demandas aqui que são muitas e são muito altas. Manter uma escola de música, manutenção de instrumento, adquirir equipamento, adquirir, também, peças e instrumentos musicais é um custo muito alto.
Sempre no final do ano tem essa parceria com o Rotary, que eles apadrinham muitas crianças aqui da casa (IAPS), e já são sete anos de parceria e, independentemente, se está em um ano bom ou em um ano ruim, eles nunca nos deixaram na mão. Então, vida longa à essa nossa parceria e espero que ano que vem estejamos juntos mais uma vez. — Explicou.
Moésio, sobre esse evento que teve hoje, como funcionou? Como foi o contato?
— Esse evento que aconteceu agora nessa semana, ele é mais um episódio. Mais um capítulo da relação que já foi criada há muitos anos, deles estarem com a gente. Essa relação deles de apadrinharem nossas crianças aqui. Esse ano foram sessenta crianças apadrinhadas que estão tendo um final de ano um pouco mais feliz graças a essa maneira que eles têm tão altruísta de ,através de um gesto, que pode ser simples, mas transforma muito a vida das crianças.
Então em nome da criançada, em nome do IAPS, em nome dos pais e responsáveis também, posso dizer que estamos muito agradecidos e lisonjeados de termos grandes parceiros como o Rotary. — Disse Moésio.
E como funciona esse apadrinhamento? Os pais vêm aqui e falam com você: ‘Eu quero que meu filho seja apadrinhado’, ou eles (O Rotary) escolhem as crianças?
— O próprio Rotary fala: ‘Ó, vamos poder apadrinhar X pessoas’. Sessenta crianças nesse caso. Ano passado foi cinquenta, teve outro ano que estava na pandemia que foi um pouco mais simples, apadrinhou trinta e, diante desse apadrinhamento, do número de pessoas que eles nos dão para ser apadrinhados, a gente faz o direcionamento. Damos os nomes pra eles com a idade da criança e eles fazem esse apadrinhamento, vêm aqui, fazem a entrega, que às vezes é uma entrega um pouco simbólica, porque não dá pra vim todos os ‘Rotarianos’, então eles vêm aqui e fazem essa essa entrega simbólica representando todo o núcleo.
E é muito muito muito bacana. É um ato realmente muito esperado pelas crianças. Chegar no final do ano e ter esse apadrinhamento, faz toda a diferença. — Completou.
Então é isso. Muito obrigado Moésio.
Quer mais? Clique aqui e confira todas as fotos e vídeos do evento.