CRC IAPS
Centro de Recondicionamento de Computadores
O CRC/IAPS – Fortaleza juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal realizará a gestão de resíduos de informática do município através do recebimento de equipamentos ociosos, defasados, recuperáveis, antieconômicos e irrecuperáveis de pessoas jurídica e física, órgãos públicos, firmados por meio de parcerias. O espaço se propõe a capacitar a população que vive em situação de vulnerabilidade social, em especial: jovens; mulheres; pessoas acima de 55 (cinquenta e cinco) anos, jovens que estão em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas.
E-LIXO
Lixo Eletrônico
O lixo eletrônico, ou o “e-lixo”, vem crescendo com o aumento das tecnologias. De acordo com o Programa para o Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (Pnuma), o mundo irá produzir cerca de 50 milhões de toneladas de resíduos em 2017. Porém, a estimativa de produção anual por parte da indústria eletrônica é de 41 milhões.
O Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo, tais como: monitores de computadores, telefones celulares e baterias, computadores, impressoras, televisores; tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados, visto que, possuem substâncias químicas que provocam contaminação do solo e da água, podendo também provocar doenças graves em pessoas que coletam em lixões, ruas e terrenos baldios. Esses números são alarmantes, sendo necessárias campanhas de conscientização de modo a alertar a população mundial da importância da separação desses e de outros tipos de lixo com o descarte correto.