Casas de Acolhimento

Programa Mãos Que Acolhem

Consiste no acolhimento institucional de crianças e adolescentes necessitadas de abrigo, uma vez que estão provisoriamente impossibilitadas de permanecerem com sua família biológica. Razões para isso: abandono familiar, negligências, maus tratos, exploração, abuso sexual, entre outras violações de direitos. Esses jovens são encaminhados pelo Poder Judiciário ao Conselho Tutelar. 

Para esse fim, o IAPS mantém na modalidade de termo de cooperação e gestão das Casas de Acolhimento.





A Casa de Acolhimento Tia Júlia apresenta-se como uma Unidade de Institucional, gerenciada pelo IAPS em sistema de cogestão administrativa/ técnica com a STDS. O objetivo central é de oferecer o atendimento integral a crianças do sexo masculino e feminino, que estejam privadas dos cuidados parentais. O serviço é direcionado a crianças na faixa etária entre 0 e 7 anos de idade, incluindo portadoras de deficiências e demais patologias. O abrigo funciona na modalidade de acolhimento institucional, tendo abrangência para todo o estado do Ceará, em consonância aos pressupostos contidos na Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Coord: Luiza Helena
E-mail: abrigotiajulia@iaps.org.br
End: Guilherme Perdigão, 305 – Parangaba, Fortaleza-CE
Fone: (85) 3101-6125/3101- 7750




A unidade de Acolhimento Casa Abrigo tem por objetivo oferecer acolhimento institucional, prestando atendimento integral para crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 0 a 12 anos de idade, que estão provisoriamente afastados do convívio familiar. O abrigo atua em conformidade com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Coord: Maria Aldacir Simões
E-mail: casaabrigo@iaps.org.br
End: Rua Camélia, 450 – Pirambu, Fortaleza-CE
Fone: (85) 3101-2725/3101- 2726




Tem por objetivo assegurar atendimento integral a crianças do sexo masculino e feminino que devido a alguma ameaça e/ou violação de seus direitos, precisam de acolhimento institucional. O abrigo atua de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069/90.

Coord: Vera Maria Costa Pompeu de Sousa
E-mail: casadacrianca@iaps.org.br
End: Rua Martinho Rodrigues, 236 – Bairro de Fátima, Fortaleza-CE
Fone: (85) 3257-2035




A Casa de Acolhimento Nova Vida, é um equipamento que se enquadra na modalidade de alta complexidade, de Proteção Social Especial, o qual oferece um serviço de acolhimento institucional - para adolescentes do sexo feminino, com idade entre 12 a 18 anos.

Coord: Graça Bezerra
E-mail: novavida@iaps.org.br
End: Av. Rogaciano Leite, 2908 – Jardim das Oliveiras, Fortaleza-CE
Fone: (85) 3273-3389




Nossa Casa é direcionada ao atendimento de 16 adolescentes do sexo masculino e feminino, de 12 a 18 anos incompletos, cujos direitos previstos constitucionalmente estejam ameaçados ou violados. Os estudos dos casos que se encontram na Casa de Acolhimento mostram histórias de abandono familiar, negligências, maus tratos, abusos e explorações.

Coord: Maria Célia Oliveira da Costa
E-mail: nossacasa@iaps.org.br
End: Castro de Alencar, 1280 – Conjunto Tancredo Neves, Fortaleza- CE
Fone: (85) 2379-6093